top of page
Foto do escritorJoão Alves

As construções Eco||Sistema têm alta resistência aos e aos sísmos.

Atualizado: 23 de fev. de 2023


As vantagens da construção em madeira em relação à resistência a terremotos são amplamente reconhecidas e validadas academicamente. A redução de peso em torno de 80% em comparação com a construção de concreto armado é uma das principais razões para essa resistência. A redução de massa, de acordo com os princípios da física e de Newton, reduz as forças de inércia, o que, por sua vez, reduz as acelerações de pico que o solo sofre durante um terremoto. Isso pode diminuir drasticamente a ação destrutiva do terremoto e permite a construção de "casas anti-sísmicas" capazes de resistir a fortes intensidades sísmicas com danos mínimos.

Além disso, a madeira tem uma propriedade única de ser capaz de flexionar e deformar-se sob tensão, o que ajuda a dissipar a energia do terremoto. A madeira é um material renovável e sustentável, e a construção em madeira pode ser uma opção mais ecológica e econômica do que a construção em concreto armado.

No entanto, é importante observar que a resistência da construção em madeira a terremotos depende de vários fatores, incluindo o tipo de madeira utilizada, o projeto estrutural, o tipo de conexões entre as peças de madeira e as técnicas de construção utilizadas. Portanto, é fundamental que a construção em madeira seja realizada por profissionais qualificados e experientes e que sejam seguidas as normas técnicas e regulamentos de construção aplicáveis.

Algumas referências que podem ser consultadas para obter mais informações sobre o tema incluem:

  • "Seismic Performance of Timber Buildings" de John van de Lindt, Andre Filiatrault e Masayoshi Nakashima.

  • "Wood Buildings and Earthquakes" de Erol Kalkan e Douglas Rammer.

  • "Design of Timber Structures to Resist Earthquakes" de John W. van de Lindt.

33 visualizações0 comentário

Komentar


bottom of page