top of page
Foto do escritorJoão Alves

AS construções em madeira, são o paradigma da Durabilidade II

Atualizado: 11 de jan. de 2023

Pagoda de Hōryū-ji no Japão, edificio construido no século VII, um dos edificios mais antigos do mundo: O santuário comprova que a madeira resiste ao tempo com mais de 1.300 anos. Outro exemplo é a Torre Eiffel, construída em 1889, que ainda resiste aos dias de hoje. A torre foi construída com aço e ferro, mas seu núcleo é feito de madeira.A madeira é um material resistente e durável, que pode ser usado para construir edifícios que duram por séculos. Além disso, é um material natural e renovável, que pode ser facilmente reciclado e reaproveitado.


Quando se pensa em edificações feitas de madeira é impossível não se lembrar de Horyu-ji, o templo Budista localizado na cidade de Nara, no Japão, inaugurado no ano de 607, com estrutura concebida pelo príncipe Shotoku, sob o projeto de Kongo Gumi. O santuário é considerado o primeiro patrimônio da humanidade reconhecido no país oriental e detém o título de construção de madeira mais antiga do mundo, com mais de 1.300 anos de existência. São 187.000 metros quadrados de terrenos e mais de 2.300 estruturas e artigos culturais importantes no cenário histórico do Japão.

A construção de Horyu-ji é considerada a mais antiga estrutura de madeira do mundo ainda em pé. O templo foi construído com madeira de cedro, que é conhecida por sua durabilidade e resistência às intempéries. A madeira foi tratada com uma mistura de óleo de baleia, óleo de peixe e cera de abelha para aumentar ainda mais sua resistência.A madeira é um material versátil e durável que pode ser usado para construir praticamente qualquer coisa, desde casas até templos. É resistente às intempéries, às pragas e aos incêndios. Além disso, é um material relativamente barato e fácil de trabalhar.Portanto, as construções em madeira são o paradigma da durabilidade. Elas são resistentes, versáteis e duráveis, tornando-as ideais para qualquer tipo de construção. Além disso, elas são relativamente baratas e fáceis de trabalhar, o que torna ainda mais atraente para os construtores.


52 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page