top of page
Foto do escritorJoão Alves

MASS TIMBER SEMINAR PORTUGAL

Atualizado: 17 de mar. de 2023

MASS TIMBER SEMINAR PORTUGAL Atualizado: 11 de janeiro


Agradeço à Rothoblaas Portugal pelo convite na pessoa do Eng. Ricardo Braz. Gostaria também de agradecer a todos os participantes que contribuíram com as suas ideias e experiências para o sucesso deste seminário. Espero que possamos encontrar-nos novamente noutras oportunidades para partilhar os nossos conhecimentos. Mais uma vez, obrigado pela oportunidade e por me permitir partilhar os meus conhecimentos.


As novas construções criam 600 milhões de toneladas de desperdício. A indústria do betão contribui anualmente com mais de 4 biliões de toneladas de CO2. "Se a indústria do cimento fosse um país, seria o terceiro maior emissor de gases com efeito de estufa do mundo, atrás da China e dos EUA e à frente da Índia: um estado com 1,3 mil milhões de pessoas.(...)" (Fonte: Visão)


No seminário sobre Mass Timber realizado pela Rothoblaas Portugal, foram apresentadas soluções para construções mais sustentáveis, em contraposição às emissões excessivas de CO2 na produção de materiais de construção como o betão.

A nova onda de regulamentos em vários países e os sentimentos dos investidores tornam a sustentabilidade um item obrigatório para o novo desenvolvimento. Somos obrigados a saber construir de forma mais sustentável, pois os investidores estão ansiosos por investimentos verdadeiramente verdes.

Toda a madeira utilizada é obtida a partir de florestas de gestão responsável FSC ou PEFC, o que se traduz no respeito pelo meio ambiente. Ao construir em madeira, contribuímos para o sequestro de carbono, a utilização de 1 m3 de madeira equivale a "armazenar" 1 tonelada de CO2, um contributo para a redução da nossa pegada ecológica.

Passamos de produtores de CO2 a armazenadores de carbono, aliados às suas excelentes propriedades térmicas, será uma solução que resolva a pobreza energética do edificado português e tomar medidas para combater as alterações climáticas.


A indústria da construção tem um papel importante na luta contra as mudanças climáticas, e regulamentações em diversos países têm tornado a sustentabilidade um item obrigatório para o desenvolvimento de novos projetos. Investidores estão cada vez mais atentos à sustentabilidade e buscam investimentos que sejam verdadeiramente verdes.


Em conlusão "O Mass Timber Seminar realizado pela Rothoblaas Portugal" trouxe à tona a importância da construção sustentável como uma solução para reduzir as emissões excessivas de CO2 e combater as mudanças climáticas. Com a utilização de madeira proveniente de florestas de gestão responsável, é possível não só reduzir a pegada ecológica, mas também armazenar carbono, contribuindo para a melhoria do ambiente construído e para a luta contra as alterações climáticas. É essencial que a indústria da construção esteja atenta a essas questões e que os investimentos em novos projetos sejam verdadeiramente verdes, para garantir um futuro sustentável para todos.


Referências Bibliográficas:


Ecosistema. (2021, January 11). Mass Timber Seminar Portugal. Retrieved from https://www.ecosistema.pt/post/mass-timber-seminar-portugal


Visão. (2019). O cimento é um dos maiores poluidores do mundo. Porque não podemos deixar de o usar? Disponível em: https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2019-08-03-o-cimento-e-um-dos-maiores-poluidores-do-mundo-porque-nao-podemos-deixar-de-o-usar/


Rothoblaas Portugal. (s.d.). Mass Timber Seminar Portugal. Disponível em: https://www.rothoblaas.pt/evento/mass-timber-seminar-portugal/








123 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page