“If the 19th century was the century of steel and the 20th century the century of concrete, then the 21st century is about engineered timber.”
Professor Alex de Rijke
A Eco||Sistema apresenta-se dedicada à construção sustentável e ecológica. Estamos qualificados para o restauro, reabilitação, reconstrução do edificado. A equipa Eco||Sistema utiliza nas suas construções sistemas e produtos high-tech em madeira - engineered wood produtos. Estamos convictos que o nosso sistema de construção, é já o motor da evolução da construção e da arquitetura contemporânea, sendo o único sistema, paradigmática da sustentabilidade.
A Eco||Sistema tem como objetivo a construção de edifícios eficientes, que sejam sustentáveis, ecológicos e que contribuam para o bem-estar dos seus utilizadores.A Eco||Sistema tem como principais características:
- Utilização de materiais ecológicos e sustentáveis;
- Utilização de sistemas de construção eficientes;
- Utilização de tecnologias de última geração;
- Utilização de técnicas de construção inovadoras;
- Utilização de sistemas de gestão ambiental;
- Utilização de sistemas de monitorização e controlo;
- Utilização de sistemas de gestão de energia;
- Utilização de sistemas de gestão de água;
- Utilização de sistemas de gestão de resíduos;
- Utilização de sistemas de gestão da qualidade.
A Eco||Sistema tem como missão contribuir para a construção de edifícios eficientes, sustentáveis e ecológicos, que contribuam para o bem-estar dos seus utilizadores.
Acreditamos na importância do conhecimento do precedente na hora de intervir no presente. Promovemos investigações às técnicas de construção Vernácula, pois são legados ancestrais e culturais com características únicas, que fizeram com que a maioria dos edifícios tenham sido preservados centenas de anos. A arquitetura vernácula é o verdadeira reduto de racionalidade é base dos princípios hoje válidos para a Arquitetura Bioclimática, a Construção Sustentável, a Arquitetura Solar Passiva, a Eco-Arquitetura, a Arquitetura Ecológica, entre outras. O conceito é transposto de épocas em que não existiam sistemas de climatização e iluminação e, por isso, as construções tinham que ser eficientes e adequadas à região e ao terreno onde eram implantadas: exposição solar, ventos dominantes, morfologia... Com base nestas premissas e os benefícios inerentes do controle de qualidade e de gestão da produção em fábrica, temos edifícios mais eficientes: na sua durabilidade; na sua eficiência térmica; no seu acondicionamento acústico; na qualidade do ambiental e não menos importante na economia de recursos. É com este conceito que estamos no mercado e é no que acreditamos. Seria impossível à Eco||Sistema apresentar-se com casas modelo ou modelares: Nesta verdade, para cada complexidade: o ser humano; o local; o clima; a morfologia... só pode existir uma solução arquitetónica única e singular. Referências Bibliográficas Cenicacelaya, J. & Baganha, J. (2004). Arquitectura Tradicional e Sustentabilidade. Recuperado de http://www.jbaganha.com/pdf/pt/0201.pdf. Hesse, H. (2016). O Lobo das estepes. Alfragide: Dom Quixote Linz, B (2009). Wood. Potsdam: Tandem Verlag GmbH. Santos, J. A. (2010). A importância da madeira na construção sustentável. In: Seminário Materiais de Construção e Sustentabilidade, Coimbra. Sistemas construtivo Pormenores Materiais Acabamentos Portefólio Projetos em curso https://www.facebook.com/EcoIISistemaConstrucaoSustentavel Contacto Assinatura
Imprensa 1. Fev, 2015Eco||Sistema nos Média http://portocanal.sapo.pt/noticia/30987 http://www.antena-minho.pt/noticias.php?n=71827 http://www.diarioimobiliario.pt/actualidade/gaiola-pombalina-esta-de-volta/ http://sol.pt/noticia/110117?source=social http://www.cmjornal.xl.pt/cm_ao_minuto/detalhe/tecnica-da-gaiola-pombalina-resgatada-no-minho-para-criar-casas-ecologicas.html http://www.decoracaoeinteriores.com/regresso-da-gaiola-pombalina https://www.diariodominho.pt/2019/06/30/casas-com-historia-xvii-valenca
Comentários