top of page
Foto do escritorJoão Alves

The Dezeen guide to mass timber in architecture

Atualizado: 9 de mar. de 2023


A revolução da madeira como material de construção está a acontecer em todo o mundo, impulsionada pelas vantagens ambientais e económicas que este material oferece. Em particular, a madeira laminada tem-se destacado como uma das principais alternativas aos materiais de construção tradicionais, como o betão e o aço.

De acordo com o jornal Público, o uso da madeira como material de construção tem vindo a crescer em Portugal, com a construção de edifícios cada vez mais altos e complexos, tais como o edifício "Uptown" em Lisboa, com 15 andares, que se tornou o mais alto edifício de madeira em Portugal.

A madeira laminada é feita a partir de camadas de madeira unidas com adesivos de alta resistência, resultando em um material mais forte, durável e estável que a madeira natural. Existem vários tipos de madeira laminada, como a madeira laminada cruzada (CLT), a madeira laminada colada (glulam) e a madeira laminada com cavilha (dowel-laminated timber).

A utilização da madeira laminada na construção tem inúmeras vantagens, como a redução da pegada de carbono e a capacidade de sequestro de carbono, além de oferecer uma alternativa mais sustentável e renovável aos materiais de construção convencionais.

A revista Visão destaca também que a madeira laminada tem vindo a ser utilizada em várias construções em Portugal, como o pavilhão da Casa da Música no Porto, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto, entre outros projetos.

Ainda segundo a Visão, a utilização da madeira como material de construção tem sido incentivada por diversas organizações, como a Plataforma para a Construção Sustentável em Madeira, que tem como objetivo promover o uso da madeira na construção de edifícios sustentáveis.


Referências bibliográficas:

Público. (2021). Madeira é o material de construção do futuro. https://www.publico.pt/2021/04/17/imobiliario/noticia/madeira-material-construcao-futuro-1958203

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page